sexta-feira, 9 de novembro de 2012

MEU PRIMEIRO CONTATO COM LINUX


O ano era 1998 e eu estava com um computador bem velho que chamei de Oscar (sim já tinha a mania de nomear minhas coisas) que ganhara de presente, o bicho era um pentium com 150 de hd e 500 de memoria de segunda mão. Liguei o bicho e como não manjava nada de informática na época e de aquele LOADING que todos que viveram aqueles tempos sabem muito bem.
Para minha surpresa o que vejo...


TEM COMO SER MAIS BRASILEIRO QUE ISSO?

Windows? Não não era, era o Kurumin Linux uma distribuição feita aqui no Brasil por uma galera competente pra cacete, o visual era bom, os programas faziam basicamente tudo o que um pc em teoria deveria fazer. Apesar de não poder rodar muito bem jogos da moda eu ficava horas emulando coisas e o gravador de cd e dvd me ajudaram horrores a fazer grana (Deus abençoe...o photoshop) com pequenos eventos.

Dentre as distribuições que experimentei essa tinha nosso jeitão, era completa pois vinha um bom suporte ao jogador coisa que era rara na época e bem leve, eu precisava de espaço pra animes no pc dai 1 + 1 já viu.
Feita pelo lendário programador era oficialmente "O LINUX DO BRASIL" e nos representou muito bem la fora ate o projeto ser descontinuado em 2008, eu ate procurei a versão NG só que devido aos problemas constantes de equipe (e meu saco de pesquisar código fonte na época) acabei me rendendo ao lado negro da força (VISTA) coisa que hoje não me orgulho.


Hoje um técnico já formado ainda uso o linux só que mais para invasão e limpeza de maquinas danificadas mas ainda me lembro dos bons tempos com o Happy Feet digital. Hoje não recomendo ela pois existe coisa menor e com o mesmo poder de fogo que falarei em breve mas ainda recomendo se você tiver um pc antigo e deseje boa performance.
Obrigado pela a atenção galera tenho que ir limpar uma pequena lagrima que caiu de meus olhos.