terça-feira, 15 de abril de 2014

MIGRANDO PARA LIBERDADE




Muita gente sempre tem receio quando experimenta coisas novas em explorar mais a fundo, por exemplo tomar sorvete que em geral (e não mintam seus cabrões) acaba apenas num sabor na casquinha evitando a primeira vista colocar duas bolas combinando sabores diferentes.
E no Linux assim como no Windows existem programas que executam diversas tarefas e embora mais simples executam trabalhos iguais e ate mesmo melhores muito programa pago no mercado.

E vamos ao show!

GRAVADORES



 Se você quiser gravar um disco E APENAS ISSO sem firulas ou edição recomendo o K3B ou o Brasero que apesar de básicos fazem bem o trabalho, para distribuições menos robustas procurem o Pburn um programa simples que faz bem o que propõe embora a interface deixe a desejar. Dos 3 o K3B é o melhor com ferramentas que fazem dele muitas vezes melhor que o Nero ou Ashampoo suportando diversos formatos de ISOS.


PLAYERS


Aqui o negocio já é bem familiar onde contamos com o Xine e o famosíssimo VLC que garante a familiaridade, embora o Windows tenha diversas opções uso esses dois utilizo pelas interfaces de fácil uso e pelo suporte a vários formatos.

DOCUMENTOS



Alem do BR Office e o Libre Ofice o Linux conta com opções menos robustas mas igualmente competentes como Abiword e o Master PDF Editor.

EDITORES DE ÁUDIO


Aqui nessa área nenhuma dificuldade com os multi plataformas Audacity que é uma referencia e o novato Ocenaudio que na minha opinião é uma alternativa mais leve. Lembrando que no sistema da Microsoft se faz necessário o uso de plugins no Audacity para editar alguns formatos como o MP3 o que por padrão o Ocenaudio faz sem atualizações, detalhe existe coisa melhor mas como sou jumento ainda não sei usar todo o potencial delas.

EDITORES DE VIDEO


Embora exista opções pagas melhores no Linux essa área também ganha destaque com os programas Kdenlive e Openshot que vem com efeitos pré programados acelerando em muito o serviço, para aqueles que tambem lidam com vídeos online capturadores como Kazzam, Recordmydesktop e Simple Screen Recorder oferecem opções precisas e maleáveis.


PEQUENAS TAREFAS

 
A lista de programas equivalentes é bem extensa então vou resumir...
-Conversores como Format Junkie e Winff transformam dados em outros com a mesma facilidade de um Format Factory da vida faria
-Se trabalha com Isos o ISO Master pode montar e desmontar as mesmas com competência
-Hamachi e Teamspeak ligam jogadores fazendo a zueira fluir de um para o outro
-Flareget, Wget e Axel fazem seus downloads chegarem ate vocês, alguns com recursos que evitam a corrupção no meio da transferencia.
-Gimp e Inkscape fazem trabalho tão primorosos que beiram o absurdo a arte

Se depois disso vocês ainda não se convenceram só digo uma coisa...



E DI GRÁTIS!
DI GARATIS!
GRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAATIS!
FREE! NO MONEY!

Afinal tudo de graça sempre é bom, e mais ainda se for BOM mesmo...ate a próxima (^^)