quinta-feira, 22 de maio de 2014

JOGOS E LINUX NA REAL



E então mais uma semana passa com novos jogos que são lançados quase que diariamente e você no seu Windows se prepara para receber o dito jogo mas esta com as USBs inutilizadas devido a um pen driver infectado do amigo, então você visita o Universo Darkeholy e ouve as historias fantásticas do Linux e pensa “chega de sofrer o futuro é livre” mas fica com receio de não poder jogar ou não saber usar ele.


Linux X Gamer uma distro voltada pra jogos que é um bom começo

Sendo assim como sou um homem viril, másculo, pirocudo e gentil vou facilitar as coisas pra vocês os preparando para o amanhã contando o que esperar ou o que vão encontrar n sua migração.

COMPATIBILIDADE BOA


Em primeiro lugar não é sempre que um lançamento vai rodar então sugiro paciência pois apesar de já ter melhorado o suporte junto com  a compatibilidade ainda falta muito para o Linux substituir de vez o programa do Tio Bill, serio existem pencas de jogos bons que com certeza você e seus amigos vão adorar redescobrir desde que sejam oldgamers.


 Jogos antigos rodam na maioria muito bem sem perdas no desempenho, ja a galera leite com pera que quer novidades (jogos faceis de hoje em dia) podem ter problemas em rodar alguns mesmo sendo leves e aparentemente simples como o caso do Towerfall Ascencion que com seu 2D ainda não funciona.



EMULANDO


Assim como no Windows a emulação de sistemas antigos roda quase tudo com 128 bits ou menos, alguns emuladores costumam sair primeiro para Linux como foi o caso do Dolphin que por meses ficou exclusivo, as roms, isos e configurações são as mesmas com desempenho similar.
Portanto nenhuma estranheza fora o fato de ter opções a mais exclusivas do pinguim enquanto que algumas carecem de melhorias, existem também casos como o de Saturno que perde muito seu potencial sem uma placa de video pra auxiliar nos gráficos 3D.

CONTROLADORES E DISPOSITIVOS



Joysticks, teclados e outros periféricos também rolam de boa sem nenhuma novidade, incluindo celulares com tela de toque para quem gosta de ligar o aparelho ao PC. 
Telas de toque ainda dão pequenos bugs mas nada que não possa ser solucionado com certa pesquisa, cameras dependendo do modelo rola de boa ou não ja os microfones perfeitos pra quem curte o Teamspeak na jogatina.


WEB GAMES



Com o anuncio do fim do suporte ao flash uma das fontes principais de mini games pode acabar ficando desatualizada contudo acredito eu que um plugin ou dois do navegador podem resolver, recentemente a GOG (um grande distribuidor de old games) seguindo o exemplo da STEAM e outras platarformas anunciaram um suporte maior para a alegria dos gamers do sistema livre abrindo assim um leque de futuros títulos.

Como podem ver apesar de ser difícil no começo com pouco esforço é possível um gamer estar relativamente confortável migrando para o linux hoje em dia, recomendo que busquem a lista de softwares do projeto WINE onde existe uma informações completas e bem atualizadas do que roda ou não assim como suas configurações e necessidades.

Nos vemos ai guerreiro!