domingo, 1 de junho de 2014

GENIALIDADE E GÊNIOS


E ai cambada!

Como já devem ter percebido adoro a ideia hoje muito aceita de games terem o status de arte,  embora para alguns seja apenas falacia para dar mais classe aos jogos ou jogadores afirmo que eles são superiores ao cinema desde 98.
Pra sacar do que eu estou falando nesse post vamos há anos atrás onde fazer um game era uma questão quase boba onde sprites,  musica e outros detalhes eram menos trabalhados ate simplistas, tudo isso não muito diferentes da aurora do movimento Renascentista onde um simples artesão não se comparava com Michelangelo ou um Da Vinci da vida. 

 
UMA IMAGEM QUE PASSA MEDO E IMPONÊNCIA


Hoje em dia o que diferencia um artista de um gênio é meramente a natureza empregada no trabalho pois nem todo mundo possui  a genialidade ou a sacada que um gênio possui. Assim como um curta raramente vai tocar as pessoas tanto quanto um Poderoso Chefão com suas 6 horas a mais, e apesar de existir a igualdade na execução os artificies empregados nos dois são o que diferenciam a qualidade das mesmas. como arte visual.

Todo mundo possui dons que os diferenciam mas apenas os gênios vêem aquele algo a mais nas coisas comuns, memes são gerados todos os dias baseados em pequenas sacadas, não que fazer um seja difícil mas a genialidade envolvida é bem menor que a de grandes mestres como Hideo Kojima em retirar
de ideias já usadas Metal Gears ou Boktais colocando os miolos para trabalhar. 


Mas esse é o trabalho dele você diz, o que tem de impressionante nisso?
A resposta é simples pois uma coisa é fazer o trabalho da maneira como ele é conhecido por padrão, já colocar melhorias nele e ate alterar todo o campo  para sempre é para poucos...em geral Eu , o superman ou algo assim.
 O mais incrível é como algumas coisas parecem penetrar (sem piadas) na nossa alma, nos levando ao impeto de saber quem,  como e por quê fez aquilo daquela maneira especifica nos atingindo seja em jogos, filmes, series ou animações. 



Mesmo sendo meio babaca pensar que um gênio é superior a um simples empregado realizando uma tarefa pre estabelecida é inegável
que ambos não possuem o mesmo status, claro há honra no trabalho mesmo sem inovações pois a pessoa coloca o suor e força naquilo
mas quando a genialidade transparece na execução tudo se destaca.

Esse é um daqueles assuntos complexos que geram novas duvidas, por isso deixo com os miolos de vocês pra pensarem a respeito.

Principalmente no que querem ser e como vão se mostrar só mais um ou gênios que vão abalar o mundo