quarta-feira, 16 de julho de 2014

SINGLE PLAYER?



Sabe é curioso pensar como algumas coisas capciosas nos passam pelos dedos, por exemplo quando estamos jogando nos teoricamente nos tornamos alguem diferente. Sim estou falando do conceito de vocês se tornarem os personagens na sua mente, mas existem jogos em especial os rpgs em que você é obrigado a jogar com mais personagens e é ai que o bicho pega na cachola. 





 EU E MEUS AMIGOS DANDO UMA VOLTA?


Quando se esta jogando a ultima coisa que passa pela sua cabeça é pensar na profundidade que é estar assumindo o manto do personagem, encarnar ele ate certo ponto é possível mas se seu primo / irmão lhe chama a atenção por algo tudo passa a ser o seu "eu" te tirando daquele mundo.
 
Mesmo que os personagens mudem o seu eu esta la ate você começar a se importar e gradativamente ser tragado pelo mundinho de diversão que o jogo lhe oferece, então o personagem aos poucos em seu coração se torna você...ou pelo menos parte. 


DIGIMON USA MUITO O RECURSO DO MERGULHO

Como você é diretamente responsável pelas ações do jogo então tudo que acontecer foi você realmente o realizador delas, assim como num jogo de damas é você que faz as coisas não o personagem. Mas durante o jogo em alguns momentos os protagonistas deles assumem o palco seja nas cutscenes, cgs , animações ou apenas textos deixados fazendo que não seja apenas um singleplayer pois acaba colaborando com seres imaginários que estão jogando com você mesmo que por pouco tempo.


CAI DENTRO!
 
A forma como esses desejos afetam nossa mente também é algo a ser destacado, num filme temos toda a estrutura voltada para destacar as ações do protagonista para fazer você o acompanhar. Mas num game você eventualmente quer SER o personagem e acredita mesmo que poucos minutinhos, por isso que muitos temem a forma que os games mexem demais com nossa mente chegando ate mesmo a nos insultar por passarmos um tempinho fora da realidade como faz o Neo de Matrix. 


Pra fazer uma analogia melhor disso tudo imagine que você é um maquinista num trem e apesar de ter o controle do mesmo você não controla o sentido dos trilhos ou quando o trem vai para direita pois isso já esta programado no itinerário.

Profundo o bastante pra vocês, aposto que nunca pensaram o quanto o jogar é incrível se você souber onde ver e o que procurar, nos vemos na próxima guys!